Mundial de Clubes: veja como os rivais dos brasileiros começam 2025
Porto, Atlético de Madrid, PSG, Chelsea e Borussia Dortmund são os europeus no caminho dos quatro times do Brasil na fase de grupos
A menos de seis meses do início da Copa do Mundo de Clubes, as torcidas dos quatro brasileiros classificados já estão de olho nos rivais da fase de grupos.
Se os europeus são a maior fonte de preocupação para Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense, os confrontos com as equipes de outros continentes podem fazer a diferença entre se classificar, mesmo que em segundo na chave, ou voltar para casa mais cedo.
PSG, Atlético de Madrid, Chelsea, Borussia Dortmund e Porto: rivais dos brasileiros no Mundial.
como estão, no início de 2025, os 12 adversários dos times brasileiros no Mundial de Clubes.
Foto: Arte: Infoesporte
PALMEIRAS, GRUPO A
Porto (1ª rodada, 15/6, em Nova Jersey) - O primeiro rival do Palmeiras está na briga pelo título português, que não conquista desde 2021/22.
O Porto entrou em 2025 na vice-liderança do Português, a um ponto do Sporting, mas com um jogo a menos - pode assumir a ponta no confronto do dia 15, contra o Nacional, na Ilha da Madeira.
A primeira partida do ano será nesta terça, o clássico contra o Sporting, mas pela Taça da Liga.
O Porto está invicto há sete jogos (cinco vitórias e dois empates).
Na Liga Europa, é o 18º colocado, com oito pontos em seis rodadas, e receberá o Olympiacos no dia 23 de janeiro.
Al-Ahly (2ª rodada, 19/6, em Nova Jersey) - Atual bicampeão da Champions League africana e recordista de títulos da competição, com 12 taças, e também bicampeão egípcio (e maior vencedor nacional, com 44), o Al-Ahly começa 2025 precisando se recuperar.
Tem apenas três vitórias nas últimas nove partidas.
Foi eliminado nos pênaltis pelo Pachuca na semifinal da Copa Intercontinental, em dezembro, e está em terceiro no Campeonato Egípcio, a dois pontos dos líderes Zamalek e Pyramids (com um jogos a menos que os dois).
Na Champions da África, é vice-líder da sua chave, a duas rodadas do fim da fase de grupos.
Inter Miami (3ª rodada, 23/6, em Miami) - O time de Lionel Messi está de férias.
Tem dois amistosos de pré-temporada marcados, contra América do México (em 19/1) e Orlando City (14/2). A nova temporada começa para valer no dia 18 de fevereiro, contra o Sporting Kansas City, pela Concacaf Champions Cup.
Quatro dias depois, estreia na MLS, contra o New York City.
Ano passado, o Inter Miami empolgou na fase classificatória da MLS, quando fez a melhor campanha geral, garantindo sua contestada vaga no Mundial de Clubes.
Mas decepcionou a torcida logo nas quartas de final, eliminado pelo Atlanta United.
Além de Messi e Luis Suárez, o Inter Miami terá o apoio da torcida no jogo contra o Palmeiras, em Miami.
BOTAFOGO, GRUPO B
Seattle Sounders (1ª rodada, 15/6, em Seattle) - O time do Noroeste dos EUA conquistou vaga no Mundial de Clubes como campeão da Concachampions em 2022, mas não disputou as duas edições seguintes.
Em 2024, fez uma boa campanha na MLS, chegando à final da Conferência Oeste, derrotado pelo Los Angeles Galaxy, que terminaria campeão nacional.
A temporada 2025 começa para o Seattle Sounders no dia 19 de fevereiro, contra o Antigua, pela Concacaf Champions Cup, A estreia na MLS será dia 22, contra o Charlotte.
O meia Léo Chú, ex-Grêmio e Ceará, é o único brasileiro do elenco. No Mundial da Fifa, jogará em casa suas três partidas da primeira fase.
Paris Saint-Germain (2ª rodada, 19/6, em Los Angeles) - O ano de 2025 começou com título para o PSG: campeão da Supercopa da França, vencendo o Monaco na decisão.
O remodelado time do técnico Luis Enrique mantém seu domínio nacional: é o líder isolado do Campeonato Francês, em busca do tetracampeonato.
O que costuma atrapalhar o time é o passaporte.
Nos torneios internacionais, o PSG ainda busca se afirmar como uma grande força.
Na atual Champions League, luta para não ser eliminado na primeira fase, pesadelo que pode aumentar no dia 22 de janeiro, quando receberá o Manchester City em duelo de desesperados na competição.
Atlético de Madrid (3ª rodada, 23/6, em Los Angeles) - Poucos times começam 2025 tão empolgados como o Atlético de Madrid.
A equipe do técnico Diego Simeone já começou o ano com um resultado marcante: o 1 a 0 sobre o Marbella, pela Copa do Rei, igualou a maior sequência de vitórias seguidas da história do clube (13), repetindo a marca alcançada pelo próprio Simeone em 2012, seu primeiro ano à frente do Atlético.
É vice-líder do Espanhol, com dois pontos e um jogo a menos que o Real Madrid, e faz campanha satisfatória na Champions League, em 11º lugar e com chances reais de se classificar no G-8, indo diretamente para as oitavas.
FLAMENGO, GRUPO D
Espérance (1ª rodada, 16/6, na Filadélfia) - A derrota deste domingo para o Pyramids, do Egito, por 2 a 1, no primeiro jogo de 2025, interrompeu uma sequência invicta de dez partidas do Espérance.
Apesar do tropeço, o time da capital Tunis ainda lidera seu grupo na Champions da África.
Campeão tunisiano em 2024, o Espérance inicia 2025 em quinto lugar, com 26 pontos e um jogo a menos que os líderes Monastir e Stade Tunisien.
O meia Yan Sasse (ex-Vasco, Coritiba e América-MG) e o atacante Rodrigo (ex-Juventude e CSA) são os brasileiros do elenco.
Chelsea (2ª rodada, 20/6, na Filadélfia) - O empate com o Crystal Palace em 1 a 1, no primeiro jogo de 2025, confirma a tradição de imprevisibilidade do Chelsea.
O time dirigido pelo italiano Enzo Maresca chegou a ficar oito jogos invicto, mas agora já está sem vencer há quatro partidas (dois empates e duas derrotas).
Sexto colocado na última Premier League, chega à metade da temporada atual em quarto lugar no Inglês, brigando rodada a rodada com quatro times por essa disputada vaga no G-4.
Caiu nas oitavas da Copa da Liga e estreia no próximo sábado na Copa da Inglaterra, contra o Morecambe, da quarta divisão. Na Liga Conferência da Uefa, nada de surpresas: o Chelsea se classificou para as oitavas de final em primeiro lugar, com 100% de aproveitamento.
León (3ª rodada, 24/6, em Orlando) - Campeão da Concachampions em 2023, o León não teve uma boa temporada em 2024: 11º colocado no Clausura do Campeonato Mexicano, sem avançar aos playoffs, e oitavo no Apertura, eliminado depois pelo América do México nas quartas de final, A estreia no Campeonato Mexicano será dia 19 de janeiro, contra o Atlas.
No jogo contra o Flamengo é esperada uma invasão da torcida do León, devido à grande presença de mexicanos na Flórida.
FLUMINENSE, GRUPO F
Borussia Dortmund (1ª rodada, 17/6, em Nova Jersey) - O primeiro rival do Fluminense no Mundial de Clubes estreia em 2025 nesta sexta-feira, contra o Bayer Leverkusen, após a pausa de fim de ano no futebol alemão.
O Borussia Dortmund vem de uma sequência preocupante no fim do ano, com só uma vitória nos últimos cinco jogos.
Está em sexto lugar no Campeonato Alemão e caiu logo na segunda fase da Copa da Alemanha, para o Wolfsburg.
Na Champions League, não vai tão mal: é o nono colocado, brigando por classificação direta para as oitavas de final. O lateral-direito Yan Couto é o brasileiro do elenco.
Ulsan (2ª rodada, 21/6, em Nova Jersey) - Bicampeão asiático (2012 e 2020), o Ulsan se classificou para o Mundial pelo ranking da AFC e só começará a temporada 2025 em fevereiro, com o início do Campeonato Sul-Coreano e a retomada da Champions League da Ásia.
O time dos brasileiros Matheus Sales e Yago Cariello foi campeão sul-coreano em novembro de 2024 e perdeu a final da Copa da Coreia do Sul em dezembro.
Na Champions da Ásia, é apenas o 11º e penúltimo colocado na chave do Leste, com remotíssimas chances de ir às oitavas de final (veja a tabela completa).
Mamelodi Sundowns (3ª rodada, 25/6, em Miami) - O atual campeão da África do Sul nunca conquistou o título africano e se classificou para o Mundial pelo ranking da CAF.
Começou 2025 com derrota: 1 a 0 para o Raja Casablanca, no último sábado, fora de casa, pela Champions da África, resultado que encerrou uma série invicta de sete partidas.
O Mamelodi é o vice-líder do seu grupo, a dois jogos do fim da primeira fase, e vai decidir seu destino ainda em janeiro, contra Maniema Union, neste sábado, e FAR Rabat, dia 19.
No Campeonato Sul-Africano, terminou 2024 na liderança e voltará a jogar dia 22, contra o Magesi, O atacante Arthur Sales, ex-Bahia e Vasco, é o brasileiro do elenco.
Fonte;ge.globo
Opmerkingen