Em Cariacica, time de Ramon Menezes goleou por 7 a 0 após ficar em superioridade aos 30 minutos de partida. Em Maldonado, com expulsão em início da partida, brasileiros venceram com gol nos acréscimos
Brasil e Uruguai chegam invictos e com campanhas de alto nível à decisão do Sul-Americano sub-20 neste domingo, em Bogotá, na Colômbia - os brasileiros venceram seis dos oito confrontos, enquanto os uruguaios foram ainda mais eficientes, com sete vitórias e um empate.
O jogo está marcado para as 20h30 - horário de Brasília -, no estádio El Campín. Quem vencer leva a taça para casa, mas o Uruguai é campeão se segurar o empate. O SporTV transmite.
Foto: Pedro Vale/CBF
O desafio não é simples para os comandados de Ramon Menezes, mas não dá para dizer que vai ser novidade vencer a seleção uruguaia. Em junho e em setembro do ano passado, a seleção brasileira sub-20 venceu a uruguaia dentro e fora de casa. A Seleção tem três suspensos: o zagueiro Jean, o lateral Arthur e o meia Marlon Gomes.
As vitórias foram em circunstâncias bem diferentes não só pela localidade das partidas - a primeira em Cariacica, no Espírito Santos, a segunda em Maldonado, próximo de Punta del Este -, mas também por curiosidade. No Brasil, o placar foi elástico: 7 a 0 com quatro gols de Marcos Leonardo, que não foi liberado pelo Santos, e com um a mais desde os 30 minutos da primeira etapa. Vitor Roque, hoje artilheiro da competição na Colômbia, abriu o placar nessa partida.
A partida no Uruguai era a revanche perfeita para os uruguaios. E parecia que tudo ia dar certo quando Erick Marcus, que não foi convocado para o Sul-Americano e disputa o Carioca pelo Vasco, foi expulso com seis minutos de partida. O Brasil conseguiu segurar a pressão uruguaia e venceu no finalzinho. Em pênalti convertido por Robert Renan, nos acréscimos, a seleção brasileira saiu vitoriosa de campo.
As equipes não estão idênticas no Sul-Americano sub-20 até mesmo por conta de clubes que não liberaram jogadores, mas mantiveram a base dos dois confrontos. Da equipe titular do Uruguai contra o Paraguai (1 a 0 na quinta-feira), são cinco titulares que jogaram em setembro contra o Brasil: o goleiro Randall Rodríguez, o defensor Mathías de Ritis e os meias Fabricio Díaz, Renzo Sanchez e Ignacio Sosa. No banco, estão Rodrigo Chagas e Mateo Antoni.
Entre os grandes destaques uruguaios, que se classificaram pela oitava vez consecutiva para o Mundial da categoria - bom lembrar que a seleção só garantiu a segunda participação entre as cinco últimas edições da Copa do Mundo da Fifa sub-20 -, estão Álvaro Rodríguez e Luciano Rodríguez, com cinco gols cada. A dupla não esteve em campo na partida de setembro, em Maldonado.
Mas o meio-campista Fabricio Díaz, que também tem cinco gols na competição jogou contra o Brasil antes do Sul-Americano. Em compensação, nem Andrey nem Vitor Roque jogaram em setembro.
Os titulares da seleção brasileira no último confronto do ano passado foram Mycael, Arthur, Beraldo, Douglas Mendes e Thauan Lara; Ronald, Juninho, Erick Marcus; Rodriguinho, Eguinaldo e Ângelo. Desses titulares, apenas Mycael, Douglas Mendes e Ronald devem entrar em campo neste domingo.
O lateral Arthur está suspenso para o confronto, assim como o zagueiro Jean, que será substituído por Douglas Mendes, e Marlon Gomes, que deve dar lugar a Ronald. Ou seja, Ramon vai ter equipe bem diferente para o confronto.
Destaques do grupo de Ramon, jogadores como Beraldo, do São Paulo, e Ângelo, do Santos, não foram liberados.
O Brasil quer seu 12º título da competição, enquanto o Uruguai busca a nona taça continental sub-20.
Fonte;ge.globo
コメント